CONTEÚDOS EXTREMOS
somente a equipe entra nessa page.

PEA (GEOGRAFIA)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PEA (GEOGRAFIA)

Mensagem por Admin em Ter Maio 14, 2013 2:25 pm

What a Face PEA - População Economicamente Ativa
POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
População Economicamente Ativa (PEA) é aquela parcela da população que participa do mercado de trabalho, ou seja, pessoas entre dez e sessenta anos nos países subdesenvolvidos e entre quinze e sessenta anos nos desenvolvidos. São incluídas como economicamente ativas as pessoas desempregadas que estão em busca de emprego. Por sua vez, a População Economicamente Inativa (PEI) está relacionada àquelas pessoas que não estão trabalhando nem procurando emprego, como as crianças com menos de dez anos de idade, estudantes, aposentados e donas de casa.

A População Economicamente Ativa (PEA) está vinculada a um dos setores de atividades característicos da economia moderna:

– Setor Primário: produção agropecuária, extrativismo vegetal e mineral;

– Setor Secundário: indústria de transformação, construção civil, mineração;

– Setor Terciário: comércio, serviços, transportes, comunicações, administração pública.

Nos países desenvolvidos, a PEA é mais elevada, em termos relativos, do que a dos subdesenvolvidos. Entre outros fatores, isso ocorre pelo fato de o número de crianças ser menor e por apresentarem uma economia bem mais poderosa e diversificada do que a dos países subdesenvolvidos.

É preciso ter em mente que a Revolução Agrícola é o ponto de partida rumo ao desenvolvimento econômico. Sem ela, não há um processo integrado de crescimento da produção industrial e da circulação mercantil, ainda que sejam implantadas "ilhas" de economia moderna no oceano da produção rural (como, aconteceu em países como a China e a Índia).

Em muitos países subdesenvolvidos, o atraso na realização da Revolução Agrícola constitui sério obstáculo para o deslanche da industrialização. Os mercados consumidores são extremamente restritos, abrangendo apenas aquela parcela da população já desligada do Setor Primário. No campo, a economia rural primitiva forma um sistema fechado de produção e consumo, separado da economia moderna, urbana e industrial.

Nesses países, a estrutura de distribuição setorial da PEA apresenta grande concentração da força de trabalho no Setor Primário e um Setor Secundário bastante reduzido.





Twisted Evil

Admin
Admin

Mensagens : 29
Data de inscrição : 06/03/2013

Ver perfil do usuário http://conteudos.foruns.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum